O autor foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.
Ariano Suassuna |
Auto da Compadecida é uma peça teatral escrita em 1955 . Sua primeira encenação foi em 1956, em Recife, Pernambuco. Posteriormente houve nova encenação em 1974, com direção de João Cândido.
É um drama do Nordeste do Brasil. Insere elementos da tradição da literatura de cordel,de gênero comédia apresenta traços do barroco católico brasileiro, mistura cultura popular e tradição religiosa.
Apresenta na escrita traços de linguagem oral por demonstrar na fala do personagem sua classe social, apresenta também regionalismos pelo fato de a história se passar no nordeste e o autor ter nascido lá. Na mais conhecida adaptação feita para o cinema em 2000, é chamada de O Auto da Compadecida, nela aparecem alguns personagens como o Cabo Setenta, Rosinha e Vicentão. Eles não fazem parte da peça original.
Para mim esse autor é simplesmente incrível, por suas obras e sua simplicidade, como pessoa. Ouvindo ele em entrevistas pude perceber isso dele. A obra em destaque para mim, é "Auto da Compadecida" porque se tornou muito conhecida por causa da sua adaptação em filme, onde pudemos ver melhor os personagens e viver a história. Também virou minissérie e teve uma nova versão em filme mas recente com o nome "O Auto da Compadecida", com outros personagens também de suas obras.
Os protagonistas dessa história que conquistou a muito João Grilo e Chicó, que trouxe muito da cultura nordestina, e ainda hoje agrada muito uma obra bem antiga.
A versão em livro é muito boa, pois foi criado exatamente para apresentação teatral.
Aqui deixo o link do livro para baixar em PDF:
Auto da Compadecida
Vídeo: Palestra de Abertura do Festival da Juventude 2013 com Ariano Suassuna - Vitória da Conquista, Bahia. Vale a pena assistir.
Trecho do filme O Auto da Compadecida
Morgana Tamara O. Pimentel
Nenhum comentário:
Postar um comentário