sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS EM MARIANA. Samarco Mineração S.A, cessa suas atividades em Mariana? Ou progride com suas funções?


IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS EM MARIANA.

Samarco Mineração S.A, cessa suas atividades em Mariana? Ou progride com suas funções? 




         Manifestantes reivindicam permanência de Samarco em Mariana.


Posterior a desastre em mariana, um grupo de cerca de 1 mil moradores se encontram na Praça Gomes, conhecida como Praça do Jardim, em macha a uma passeata, pedindo a permanência da Samarco na cidade. O grupo rezou o pai nosso e cantou o Hino Nacional, quero justiça, mas Samarco deve ficar, para evitar desemprego.





Com isso, fica evidente que a população vem a ludar para que a empresa, continue com suas funções, uma vez que, se por alguma eventualidade ocorra o  desligamento com a mineração em Mariana, poderá ser de amostra, um relevante impacto econômico e social para aquela população.

"Estamos supernervosos; temos filhos, escolas para pagar; estamos apreensivos. A empresa está errada, mas não é justo fecha-la. Serão muitos empregos perdidos", disse Joicy Freitas, de 34 anos, laboratarista química na Samarco.


Entretanto, tais manifestação de continuidade das operações em Samarco, não expõem tendenciamentos de uma ausência de justiça, e sim que haja uma severa punição pelo o ocorrido, em conjunto, a permanência da empresa, mantendo o emprego dos trabalhadores, consequentemente a economia a cidade.


Segundo o Prefeito de Mariana, 80% da  arrecadação da cidade vem da mineração, que inclui os imposto sobre circulação de Bens e mercadores (ICMS), Fundo de participação dos minicípios e a compensação financia sobre produtos minerais (Cefem). 
Desse modo, fica evidencia a crucial necessidade da mineração em Mariana, para que a população volte ao ciclo econômico vivenciado anterior ao incidente, não afetando a dinâmica dos sistemas publicos, como as escolas, transporte, dentre outros serviços. 
E fLeia Mais:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,prefeito-de-mariana-diz-se-contra-fechamento-de-mina-da-samarco,10000001536Leia Mais:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,prefeito-de-mariana-diz-se-contra-fechamento-de-mina-da-samarco,10000001536Leia Mais:http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,prefeito-de-mariana-diz-se-contra-fechamento-de-mina-da-samarco,10000001536Leia imposto sobre circuação de Bens e mercadores (ICMS), Fundo de participação dos minicipios e a compensação financia sobre produtos minerais (Cefem)imposto sobre circuação de Bens e mercadores (ICMS), Fundo de participação dos minicipios e a compensação financia sobre produtos minerais (Cefem)imposto sobre circuação de Bens e mercadores (ICMS), Fundo de participação dos minicipios e a compensação financia sobre produtos minerais (Cefem)imposto sobre circuação de Bens e mercadores (ICMS), Fundo de participação dos minicipios e a compensação financia sobre produtos minerais (Cefem)imposto sobre circuação de Bens e mercadores (ICMS), Fundo de participação dos minicipios e a compensação financia sobre produtos minerais (Cefem.
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterAssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterAssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterAssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitt

E por fim, palavras do Prefeito Duarte Junior, respondendo a pergunta, "O município é dependente da mineração. Como fica a relação de Mariana com a Samarco depois do acidente? ". Duarte Junior: Nos entendemos que a Samarco é responsável por essa tragédia. Ela tem que arcar com todos os prejuízos e indenizar as pessoas, que é responsável pelas pessoas que perderam a vida. Com isso a culpa nós vamos deixar para o Judiciário decidir; se foi uma falha humana, ou se foi do Estado ou das autoridade que cuidam das licenças ambientais. Vamos diferenciar as coisas; a responsabilidade é da Samarco e a culpa será apurada pelo Judiciário pra entender o que aconteceu.



Manifesto distribuído em Mariana, para recomeço.



Luiz D'angelis T. Piacenti

Nenhum comentário:

Postar um comentário